Manchou? E agora?

Oi Gente, tudo bem ai?

Não sei se sou só eu, mais a primeira coisa que penso quando alguma coisa entorna ou no tapete, no sofá  é e agora? Como vou tirar essa mancha?  Dá um desespero…

Sem falar naquelas manchinhas no box ou marca de dedos nos vidros e espelhos, não dá pra aguentar né?

Então, aqui estão alguns truques e dicas para deixar sua casa livre dessas manchinhas indesejáveis que incomoda muita gente! Lembrando que se tiver alguma dúvida é melhor testar antes para não estragar o tecido ou o local onde estão as manchas.

d96518d5d1233c507c61fa651a8cf830

Tirando Manchas

1 – Mancha de gordura em tapete ou carpete: misture 1 parte de bicarbonato para 4 partes de álcool e aplique na nódoa. Lave em seguida.

2 – Como tirar mancha de Inox: Água + detergente neutro + bicarbonato de sódio.

Faça uma pastinha com água + detergente neutro + bicarbonato e use o lado amarelo da esponja para passar e ir removendo a gordura. Depois, é só enxaguar com água (de preferência morna).

3 – Como tirar mancha de caneta de tecido: Você vai precisar de leite, álcool e uma escova de dentes velha.

01 colher de leite + 01 colher de álcool e misture, depois passe com a escova a misturinha sobre a mancha.

Atenção: é preciso colocar debaixo da mancha um papel toalha ou um tecido para evitar que a mancha se transfira para o outro lado do tecido.

4 – Como tirar manchas dos vidros: 1 colher (sopa) sabão em pó + 1 copo (250ml) de vinagre + 2 colheres (sopa) bicarbonato +2 colher  (sopa) álcool + 1 copo (250ml)  água morna.

Em um recipiente misture todos os ingredientes e passe com a ajuda de uma esponjinha (a parte amarela) sobre o vidro enquanto a solução ainda está morna, deixe agir por 5 minutos e enxague. Caso tenha manchas mais antigas será necessário aplicar a receita uma vez por semana para sair todas as manchas,  e após isso aplique uma vez ao mês para manutenção. Após enxaguar seque totalmente o vidro e aplique uma fina camada de lustra móvel com a ajuda de um pano seco, não enxague isso fará com que a água escorra com mais facilidade e ajude a não manchar tanto.

5 – Como remover molho vermelho em roupas: 1 colher de sopa de detergente neutro, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de água oxigenada volume 10. Misture os ingredientes formando uma pasta.

Usando uma esponja, uma escova pequena ou até mesmo uma escova de dentes velha, aplique a mistura na mancha (sem molhar o tecido) esfregando suavemente. Deixe agir por alguns segundos, enxague e lave normalmente.

6 – Marcas de dedos na parede: Misture Bicarbonato de sódio com agua de forma a obter uma pasta. Com uma esponja molhada nesta mistura vai esfregando levemente em cima das manchas da parede. Passe com outro pano molhado em agua, para retirar qualquer resíduo.

7 –  Vinho e caféuse um papel toalha para absorver o máximo possível do líquido derramado. Comece pela borda em direção ao centro, para evitar que a mancha se alastre. Jogue um pouco de água com gás ou tônica sobre a mancha para borbulhar e subir à superfície. Então, limpe novamente com o papel toalha, evitando esfregar. Repita se necessário. Outra opção é passar gelo sobre a mancha e ir enxugando.

8 – Refrigerante: para retirar a mancha recomenda-se a aplicação de detergente líquido incolor e água.

9 – Gordura: para retirar manchas de gordura e comida :  água e sabão neutro (1 copo de água morna por 1/4 de sabão de louça neutro), forme uma espuma desta mistura e passe com uma esponja na mancha, deixe agir por 15 minutos, retire com um pano ou papel toalha, sempre de fora para dentro. Passe um pano seco  e deixe secar.

10 – Batom: passe álcool no local e tire o excesso com papel toalha.

Que tal algumas Dicas úteis:

1 – Limpar vidro do BOX

1 colher de sabão em pó

2 colheres de bicarbonato

1 colher de álcool

1 xícara de vinagre

1 xícara de água morna

Misture tudo nessa sequência e passe no box com a mistura ainda quente. Utilize o lado macio da esponja. Depois, deixe de molho por 5 minutos. Enxágue e seque com um pano que não solte pelo.

Por último, com o vidro seco, passe um pouco de lustra móveis em um pano para formar uma película protetora para que as manchas não voltem logo.

2 – Panela preta

Encha a panela de água até o nível onde ela está preta, coloque algumas rodelas de limão e leve ao fogo para ferver. Depois é só tirar do fogo e lavar normalmente com sabão!

3 –  Como tirar manchas e odores de potes de plástico

É só deixar os potes de plástico de molho 30 minutos em uma mistura de água e cloro (água sanitária) – 1 litro de água para ½ xícara de chá de água sanitária. Depois lave normalmente.

4 – Como limpar ferro de passar

Para limpar ferro de passar “normal”, com base em aço liso, coloque sobre um pano um montinho de sal de cozinha, ligue o ferro, quando ele estiver bem quente coloque-o em cima do montinho de sal e faça movimentos para frente e para trás. Se for preciso, refaça o montinho e repita a operação. Seu ferro vai ficar limpinho!

Se seu ferro é a vapor, essa não é a solução para ele, pelo contrário, o sal entraria nos furinhos podendo até danificar o aparelho e tirar o revestimento que normalmente acompanha esses novos modelos. Para limpar o ferro a vapor, basta desligar e com ele ainda quente passar um pano úmido com 2 gotinhas de detergente neutro, seguido por um pano úmido só com água e depois um pano seco.

Tira Manchas de Sofás

Tecido, linho e veludo: Uma solução caseira muito útil na limpeza de sofás de tecido é a seguinte: misture um litro de água morna para 1/4 de vinagre branco. Umedeça um pano limpo nesta mistura e passe no sofá. Se houver manchas mais difíceis de remover, repita o processo com uma esponja mais embebida nesta solução e passe um pano seco após, deixando secar naturalmente.

Couro: No caso dos sofás de couro, napa ou courinho a orientação é passar apenas um pano úmido com uma solução de água e sabão neutro (detergente). Para conservar o couro e evitar rachaduras aplique a cada três meses, vaselina ou silicone líquido com uma flanela sobre o sofá.

Camurça: Para tecidos de camurça é aconselhável passar somente um pano umedecido em água e detergente neutro para retirar a sujeira. Deve-se escovar o sofá uma vez por semana com uma escova própria para camurça. Se qualquer líquido cair sobre o tecido o ideal é secar imediatamente.

Lembrando que se houverem dúvidas é melhor testar a misturinha antes!

Beijotinhas da Let´s ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s