Hatha Yoga <3

fc657962dfd3ac7740e009930cf17718

Gente, tudo bem?

Eu simplesmente amoo Yoga e a Hatha Yoga já fez parte da minha vida!

Há um tempinho atrás eu pratiquei essa modalidade de Yoga e me ajudou muito

Eu morava no Rio e era muito novinha com muitas coisas acontecendo… Trabalho novo, faculdade, namorado… uma mistura de sensações. E aí descobri a Hatha Yoga, além de dar um condicionamento incrível, ela me ajudou na respiração, na ansiedade, em cólicas que eu tinha muito, além da flexibilidade que a gente vai conseguindo conforme as aulas.

O equilíbrio é notável e a sensação é maravilhosa.

Estou voltando a fazer, na verdade comecei essa semana. Estou fazendo duas vezes na semana.

Para começar, é necessário que você faça algumas aulas, depois você consegue fazer a Hatha Yoga sozinho todos os dias.

Primeiro você precisa entender o que é a Hatha Yoga

Hatha: Ha significa sol e é representado pelo sol do seu corpo, a sua alma. Tha significa lua, que representa a sua consciência, a sua mente. Então o Hatha Yoga é a busca do equilíbrio entre as forças solar e lunar, respectivamente masculina e feminina. Isto é conseguido através da união da mente com a alma.

images

Uma das características do Hatha Yoga é a plena atenção na ação. Ou seja, se você está fazendo um asana (postura física) deve estar totalmente presente em todas as fases, que são: entrada, permanência e saída. Se você está praticando um pranayama (exercício respiratório) deve-se estar com plena atenção à respiração.

Hatha Yoga é uma linha muito centrada no trabalho de corpo, dá-se muita atenção ao correto alinhamento corporal durante o asana. Com o alinhamento quebram-se padrões corporais, que quebram padrões emocionais, que quebram padrões comportamentais. Todas essas quebras de padrões se dão porque se o corpo físico está alinhado com precisão, nossa respiração está alinhada com a mesma precisão, então a mente, as emoções e os sentidos entram em equilíbrio. A medida que o praticante de Hatha Yoga progride, ele se torna consciente de como os sentidos, a mente e a respiração devem ser utilizados para alinhar o corpo. Quer entender melhor? É bem simples, o objetivo é fazer o asana com o máximo de inteligência e amor. Traga a inteligência da tua mente até a energia do teu coração e deixe que a união dos dois te guie.

Não existe uma idade certa para se começar, crianças podem e devem praticar (existem instrutores especializados em dar aulas para pequenos). Qualquer um pode fazer Hatha Yoga, não importa a idade ou sexo.Qualquer um pode fazer Hatha Yoga, não importa a idade ou sexo. Não existe uma linha melhor ou pior, existe sim a linha na qual você se sente bem praticando – então é essa que você deve escolher. Mas é bom frisar que Hatha Yoga é uma atividade física, por isso consulte seu médico de confiança e peça um check-up antes de iniciar. Lembre-se: qualquer coisa que você esteja sentindo deve ser comunicada ao seu instrutor, para que ele adeque os asanas.

POSTURAS E MEDITAÇÃO

8e837c64a55d3604a6a11bdeaa2c6f1a

Já que você tem interesse pelo tema, vale saber mais sobre Tirumalai Krishnamacharya, que, de acordo com alguns estudiosos, influenciou ou talvez até tenha inventado o yoga que praticamos.Krishnamacharya foi pioneiro em refinar posturas, otimizar a forma de colocá-las em sequência e em conferir valor terapêutico a asanas específicos. Ao combinar pranayama e asana, fez das posturas parte integrante do processo de meditação, ao invés de simplesmente um passo em sua direção. Vê-se sua influência, mais claramente, na ênfase que é dada a prática dos asanas – que hoje em dia é a marca da prática de yoga.

Foi Krishnamacharya quem transformou o Hatha Yoga, que antes era uma tendência obscura e estagnada do yoga, em sua corrente central. Seus quatro discípulos mais famosos são: Jois, Iyengar, Indra Devi e o filho dele T.K.V. Desikachar, que desempenharam um grande papel na popularização do yoga no ocidente.

As aulas são estruturadas da seguinte forma:

1 – Pranayamas (exercícios respiratórios)
2 – Asanas (posturas psicofísicas)
3 – Yoga nidra (relaxamento)
4 – Técnicas de Dharana (concentração) que evoluem para Dhyana (meditação

Agora, entenda melhor sobre as escolas de Hatha Yoga mais divulgadas no ocidente. Experimente as linhas e pratique a que mais gostar:

ANUSURA YOGA

Significa fluir com graça ou seguir o coração. Foi criada no ano de 1997 pelo norte-americano Johhn Friend. Une a filosofia tântrica, ancorada na valorização do bem, com princípios de alinhamento postural e meditações. Anusara prega a busca por harmonia e alegria, integradas ao fluxo da vida.

ASTHANGA VINYASA YOGA

Yoga de oito membros, refere-se ao caminho de oito passos traçado pelo sábio Patanjali. É uma forma antiga e tradicional de yoga, acredita-se que teve sua origem nos textos ancestrais Yoga Korunta de Vamana Rishi. Diferencia-se das demais técnicas por ter uma sequência fixa de movimentos que devem ser executados de maneira bastante dinâmica. Nessa prática as posturas são executadas em sincronia com uma forte respiração. Foi desenvolvido por Sri Krishnamacharya e disseminado por Sri K. Patabhi Jois no início do século passado.

BIKRAM YOGA

É uma série de 26 asanas (posturas corporais) e dois exercícios respiratórios feitos por 90 minutos em uma sala aquecida a 40o centígrados. Foi criada em 1946 por Bikram Choudhury. O objetivo é aquecer os músculos rapidamente e promover a desintoxicação via suor.

YOGA INTEGRAL

Criada pelo mestre Sri Aurobindo em 1914. Objetiva o autoaperfeiçoamento do ser em todas as dimensões: física, emocional, mental e espiritual. Busca desenvolver as potencialidades latentes de cada um. É uma prática gentil, que integra Hatha Yoga com outros ramos, como Karma Yoga (prática da ação comunitária) e Bhakit Yoga (devoção), além de enfatizar a união com Deus.

IYENGAR YOGA

Foi criada em 1938 por B.K.S. Iyengar. Focaliza-se particularmente nos seguintes aspectos: alinhamento correto do asana, concentração nas ações internas e permanência. O corpo torna-se harmonioso de acordo com a anatomia perfeita. Instrui e corrige com precisão cada postura, com o objetivo de desenvolver a consciência das diferentes partes do corpo e de melhorar o fluxo de energia através do alinhamento. São utilizados recursos como cintos, blocos, cadeiras e almofadas durante a prática, que ajudam o aluno a esclarecer os processos dos movimentos.

POWER YOGA

Baseado nos estilos de Iyengar e Patabhi Jois – Ashtanga Vinyasa Yoga – dá ênfase aos asanas que requerem força e resistência. Sua criação é atribuída a Beryl Bender Birc, que adaptou os estilos acima citados em uma prática vigorosa, encadeada por fluxos dinâmicos sincronizados com a respiração.

VINIYOGA

Foi criado por T.K.V. Desikachar, nascido em 1938, discípulo e filho de Krishnamacharya. Este método enfatiza as necessidades individuais do aluno, dá ao praticante as ferramentas para atualizar o processo de autodescoberta e transformação.

VINYASA YOGA

Deriva do ashtanga vinyasa yoga. Tem grande ênfase na sincronia do movimento com a respiração – as sequências de asanas são fluidas e coordenadas com a respiração. As práticas podem ser vigorosas ou meditativas.

SIVANANDA YOGA

Criada por swami Vishnudevananda, discípulo de Swami Sivananda – Devananda. O sistema de formação Sivananda visa manter a vitalidade do corpo, retardar o processo de deterioração e diminuir as chances de doença, pelo simples e natural cultivar o corpo. As filosofias do sistema estão resumidas em cinco princípios: Respiração adequada (pranayama), asanas (exercíos), savasana (relaxamento), dieta vegetariana, pensamento positivo e meditação (vedanta e dhyana). A prática objetiva a espiritualidade e enfatiza a filosofia do vedanta. Além de recitar mantras, incorpora técnicas de todos os caminhos do yoga: karma, bakhit, raja e janana yoga. É focada em 12 posturas básicas e inclui pranayama intenso.

Fonte: personare.com

c4dc1e8013f902be8acd25e9d762e316

Algumas Posturas para você praticar…

1ef94e6657a3aedcd7f09bfa0380ee98

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s