Após uma cirurgia, os canais linfáticos são danificados e se recompõem muito lentamente. A Drenagem Linfática tem o objetivo de auxiliar o escoamento de líquidos e toxinas do corpo, reduzindo o inchaço e evitando o acúmulo localizado de líquido e as indesejáveis fibroses que podem se formar.
A Drenagem Linfática pós-operatório é uma massagem específica que pode ser efetuada em todos os tipos de cirurgia. Além de acelerar a recuperação do paciente, promove a melhora da autoestima e mantém o estado psicológico em condições normais. Ela deve ser feita no corpo todo para estimular a circulação linfática geral e, na área operada, o trabalho deve ser mais detalhado.
Quanto antes se fizer a drenagem linfática, melhor será o resultado final e menor será a fo
rmação de fibroses pós-operatórias. Pode ser realizada após 48 horas da cirurgia.
Importante lembrar que todos os procedimentos indicados no pós-operatório necessita da permissão do cirurgião.
POR QUE A DRENAGEM É INDICADA NO PÓS-OPERATÓRIO?
A drenagem linfática no pós-operatório é indicado também paraaliviar dores, remoção de hematomas, redução de fibrose, acelerar o processo de cicatrização e recuperação
. A técnica é considera indispensável em casos de abdominoplastia, lipoaspiração, mamoplastia, hidrolipoaspiração, blefaroplastia, rinoplastia, ritidoplastia, mastectomia total ou parcial e cirurgias de prótese de silicone.
QUAIS OS CUIDADOS DURANTE AS SESSÕES?
A drenagem linfática no pós-operatório pode ou não ser aplicada no corpo todo, para que a circulação linfática geral seja estimulada. O profissional que aplicar a técnica deverá tomar cuidado na área operada, os movimentos deverão ser mais delicados, com o cuidado e intuito de diminuir o processo inflamatório e, por consequência, as dores causadas.
Fonte: http://www.dicasdemassagem.com.br/drenagem-linfatica-no-pos-operatorio#ixzz39SWgqUep
Achei muito Legal esse vídeo, explica direitinho como é feita e como funciona a Drenagem Pós – operatório!
Caso vocês tenham dúvidas podem me perguntar, ok?!